Home

Maioria dos pacientes de diabetes tipo 2 ainda desconhece a Retinopatia

veja bem, veja para sempre, por um pais sem cegueira

A campanha Veja Bem, Veja Para Sempre continua com toda disposição no seu objetivo de alertar a população sobre as doenças da retina. Como o foco da atual etapa são os males à visão provocados pelo diabetes, a campanha, por meio da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) saiu às ruas para ouvir as pessoas. E o resultado foi preocupante.
De acordo com a pesquisa, 62% dos pacientes de diabetes tipo 2 não fazem um acompanhamento regular com oftalmologista especialista em retina. E o pior: 69% dos entrevistados não conhecem a Retinopatia Diabética, principal causa de cegueira entre quem tem diabetes.

Foram ouvidas 932 pessoas que são pacientes de diabetes nas cinco regiões do país. A maioria dos entrevistados (66%) é paciente de diabetes tipo 2. “O desconhecimento da possível cegueira entre os tipo 2 é uma surpresa, enquanto acima de 90% dos tipo 1 têm esta consciência. O estudo traz um alerta preocupante e a necessidade de maior informação. Todos precisam ficar bem atentos e podem se beneficiar pela eficácia dos tratamentos atuais, apontados por 90% das pessoas como responsáveis pela melhora da visão”, destaca André Gomes (foto), presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV).

Na última semana, a SBRV promoveu em São Paulo uma coletiva de imprensa com os principais órgãos de comunicação do país na qual apresentou os resultados da pesquisa. “Seis em cada dez diabéticos tipo 2 desenvolverão a retinopatia diabética ao longo da vida. Não só no diabetes tipo 1, onde a retinopatia pode aparecer mais frequentemente, mas também no tipo 2, as pessoas acima de 60 anos devem ser acompanhadas periodicamente por um especialista em retina para diagnosticar e tratar a doença, diminuindo o real risco de cegueira”, explicou Jorge Rocha, diretor da SBRV.

Dos entrevistados que tratam doenças da retina relacionadas ao diabetes, 87% afirmaram uma melhora significativa na visão a partir de um acompanhamento monitorado por um oftalmologista especialista em retina.

Blog Veja Para Sempre ico-livro