Home

Conheça os alimentos que ajudam a prevenir a DMRI

Embora seja uma doença sem cura, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) pode ter o avanço contido ao adotarmos medidas simples, como uma alimentação saudável.

Estudos comprovam que uma dieta rica em vitaminas antioxidantes (C e E), betacarotenos (ligados à vitamina A), zinco e ácidos graxos (ômega-3) ajuda a prevenir a DMRI. Mas exatamente quais alimentos são ricos nestes nutrientes?

A vitamina C, bastante popular, é encontrada em frutas cítricas, na maçã, e em outros vegetais, como pimentão, espinafre, tomate e batata. Já a vitamina E está presente no abacate, nos vegetais verdes, nas castanhas, no trigo e no óleo de girassol.

Já os betacarotenos são pigmentos de alguns vegetais. Eles são importantes porque, quando consumidos, são convertidos em vitamina A – nutriente fundamental para uma boa visão. O pimentão amarelo, o brócolis, o milho, a alface e o espinafre, além de folhas verdes, são alimentos ricos em betacarotenos. Isso sem falar em frutas, como a laranja, a tangerina e a manga. Outra boa fonte são os ovos.

Os ácidos graxos (ômega-3) estão presentes com fartura nos peixes (como sardinha e salmão, por exemplo). E a boa notícia é que também podem ser encontrados nas nozes, na semente de linhaça e em frutas, como kiwi e amora.

O zinco, por sua vez, é um mineral indispensável no combate à DMRI. Ele pode ser encontrado com fartura nas ostras, mas como sabemos que não é fácil consumi-las no cotidiano, vale citar outros alimentos ricos em zinco: lagosta, caranguejo, e outras carnes mais comuns, como a de boi, frango e porco. Uma boa quantidade de laticínios, além de feijão, cereais, aveia e amêndoas também fornece zinco em quantidade recomendável.

Como se viu, a adoção de uma dieta saudável, rica em verduras, legumes, frutas e peixes, é medida para lá de recomendável (e de fácil adoção) para conservar a saúde da visão.

Blog Veja Para Sempre ico-livro